Como fazer o acompanhamento fiscal da minha farmácia

Infelizmente, ainda é muito comum que gestores de farmácias e drogarias não tenham, e também não cobrem dos seus funcionários, que exista o controle adequado dos cadastros dos produtos. A falta dessas informações fiscais impede um controle adequado do estoque, além de dificultar a realização da tributação de farmácias e drogarias da maneira correta.

Como fazer a tributação de farmácias e drogarias?

É preciso entender que a classificação fiscal do seu cadastro de produto deve ser a base da sua gestão de negócio, pois, somente a partir disso, você conseguirá exercer da forma certa as outras atividades da farmácia, como o gerenciamento das compras, por exemplo. Além disso, esse controle faz com que você não tenha sustos e nem prejuízos desnecessários no momento de pagar os impostos.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este artigo e descubra como fazer a tributação fiscal para farmácias e drogarias e quais as vantagens que um programa específico para essa tarefa pode te oferecer.

Como fazer a tributação de farmácias e drogarias?

Como já foi dito anteriormente, a tributação de farmácias e drogarias começa pelo cadastro correto e atualizado de cada um dos produtos. Saber o preço de compra e preço de venda, além dos impostos que são tributados, evita que ocorram problemas fiscais e que isso gere algum tipo de sanção, como multas para o estabelecimento.

No Brasil, como foi constatado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), 33% do faturamento empresarial é gasto com o pagamento de tributos. Com isso, uma dica importante para não se perder na realização da tributação fiscal para farmácias e drogarias é realizar um planejamento financeiro detalhado do seu estabelecimento.

Tenha em mãos desde as expectativas de faturamento e margem de lucros, até as despesas operacionais e com funcionários. Esse estudo prévio irá garantir que você equacione todos os valores envolvidos, encontre um equilíbrio para a sua empresa e não se perca na parte fiscal. 

Vantagens de usar um programa especializado

Outra maneira de acertar na tributação de farmácias e drogarias é contar com o auxílio de algum sistema específico para essa tarefa. Esses programas promovem uma maior agilidade no processo de conferência da tributação, além de realizar uma auditoria em seu cadastro de produtos no que diz respeito a impostos, apontando qualquer irregularidade que possa existir.

Esse tipo de programa é um grande aliado para que a tributação de farmácias e drogarias aconteça sem uma oneração desnecessária sobre o produto ou um caso de inadimplência por um simples descuido. Quer saber mais sobre esse software e como melhorar o seu controle tributário? Então é só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *